Museu de Zoologia do IFMG Bambuí é finalizado e está aberto para exposição

• Publicado: Terça, 18 de Abril de 2023, 11h31
  • Última atualização em Quinta, 20 de Abril de 2023, 08h33

Museu de Zoologia FEEDÉ com imensa alegria que o IFMG Bambuí anuncia a inauguração e finalização da montagem do seu Museu de Zoologia. A exposição, que conta com 50 peças de animais da fauna silvestre taxidermizados (“empalhados”), é aberta a toda a comunidade e está localizada no saguão do Bloco de Laboratórios, no centro do campus.

Recomendamos, porém, a grupos escolares e de visitantes, uma visita guiada, para uma experiência completa! O museu possibilita a oportunidade única de conhecer um pouco sobre a biodiversidade e de enxergar de perto algumas espécies de animais silvestres. Ele também é um excelente espaço alternativo para aulas com temas diversos da Biologia, o que pode enriquecer bastante as experiências dos envolvidos. De acordo com a coordenadora do projeto, a médica veterinária e servidora Clarice Silva Cesário, “É preciso conhecer para sensibilizar-se, e então, transformar-se”, referindo-se à necessidade da busca pela consciência ambiental e mudança de hábitos, a partir da criação de vínculos de respeito com a natureza. Ela lembra, ainda, que os animais ali expostos foram encontrados mortos em rodovias ou no próprio campus, devido a atropelamentos ou ataques de cães. Ela reforça que estes impactos negativos da nossa sociedade sobre os animais silvestres precisam ser tratados em atividades de educação ambiental, para que sejamos mais ativos na busca pela conservação da biodiversidade.

Vale lembrar que a idealização do museu foi concebida em parceria com outros servidores, Lívia Cristina Santos e Gabriel de Castro Jacques, e que sua execução foi fruto de um trabalho coletivo com alunos e servidores do campus, que há mais de sete anos participam de cursos de taxidermia e ajudaram a preparar e montar a exposição.

Para mais informações sobre agendamento de visitas guiadas para grupos escolares ou visitantes (entre 10 e 30 pessoas), envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Saiba mais:

visita guiada BOTAO