"Nada sobre nós, sem nós": Fórum de TI tem palestra impactante sobre acessibilidade
Um dos momentos marcantes do segundo dia do Fórum de TI 2025, realizado no Campus Bambuí, foi a palestra "Acessibilidade no Sistema Educacional", ministrada pelo ex-aluno do curso de Engenharia da Computação, Gláucio Brandão. Com a propriedade de quem é especialista e usuário, Gláucio, que é deficiente visual, guiou os servidores da área de tecnologia em uma jornada prática sobre os desafios e a importância de se construir sistemas digitais verdadeiramente inclusivos.
Durante sua apresentação, Gláucio demonstrou o uso de ferramentas essenciais para a navegação de pessoas cegas, como os leitores de tela JAWS e NVDA. Ele aplicou os conceitos na prática, analisando a interface do SUAP, principal sistema da instituição. Foram destacados pontos críticos de acessibilidade, especialmente nas telas de login e de visualização de dados do aluno, que apresentam barreiras para quem depende dessas tecnologias.
Apesar das dificuldades apontadas, Gláucio ressaltou que a interface do SUAP já representa um avanço em comparação com a do sistema Conecta (Meu IFMG), mostrando que a evolução é contínua e necessária. O palestrante também reforçou a importância de seguir as diretrizes de conteúdo acessível para a web, como as marcações de HTML recomendadas pelo W3C e pelo WCAG, que são a base para uma experiência digital sem barreiras.
A palestra gerou grande impacto entre os participantes, que puderam compreender na prática como conceitos de Interação Humano-Computador (IHC) afetam diretamente a autonomia e a inclusão dos usuários.
Leonardo Cimino, Analista de TI da Reitoria e principal nome à frente do SUAP Educacional, disse que “a participação do Gláucio no fórum foi impactante. Ele mostrou os obstáculos que enfrenta ao usar nosso sistema e deixou claro o quanto ainda precisamos avançar em acessibilidade. Foi um verdadeiro momento de reflexão e virada de chave para adequarmos nosso sistema às normas e legislações”.
A apresentação de Gláucio Brandão não apenas capacitou a equipe de TI com conhecimento técnico, mas também reforçou o compromisso em trabalhar ativamente para garantir que os sistemas do IFMG sejam acessíveis a todos, refletindo a missão inclusiva da instituição.
Saiba mais:
Fórum de TI 2025: IFMG fortalece governança, segurança e integração entre 14 unidades
Fonte: Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação (CGTI)
Redes Sociais