Egresso do curso de Engenharia da Computação e professoras do Núcleo de Química publicam artigo científico em periódico de referência no Ensino de Química

• Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2024, 15h13
  • Última atualização em Quinta, 17 de Outubro de 2024, 15h15

O aluno Allan Rafael Nunes Medeiros, egresso do curso de bacharelado em Engenharia da Computação, juntamente com as professoras Alda Ernestina e Vássia Soares, do Núcleo de Química, publicaram um artigo científico no periódico “Educação Química en Punto de Vista”, que é referência na área de Ensino de Química.

O artigo intitulado “Tabela Periódica Inclusiva: um software para auxiliar professores no ensino inclusivo da Química” é fruto de um projeto de pesquisa desenvolvido no IFMG – Campus Bambuí que teve como um dos motivadores a escassez de materiais didáticos destinados ao ensino da Química para estudantes surdos e possibilitou o desenvolvimento de um software educacional, que, dadas as suas funcionalidades e a boa aceitabilidade pelos professores da disciplina tem se apresentado como uma ferramenta importante e útil no ensino inclusivo da Tabela Periódica.

O trabalho contou ainda com a colaboração externa dos professores Fábio Mourão, do IFMG – Campus Betim, e Alisson Chiquitto, do IFMS – Campus Naviraí. O estudante Allan Rafael sob a orientações dos professores envolvidos no projeto implementou uma versão web da Tabela Periódica Inclusiva (disponível em tabelaperiodicalibras.com.br/) que tornou mais intuitivo e interativo o uso desta ferramenta, que conta também com uma versão de aplicativo para dispositivos móveis.

O software foi avaliado por professores de Química de diferentes estados brasileiros, os quais demonstraram sua satisfação com o recurso elaborado e afirmaram que a Tabela Periódica Inclusiva poderá ser uma ferramenta útil no ensino da Tabela Periódica os auxiliando em sua prática pedagógica, bem como no processo de inclusão de alunos surdos.

O artigo está disponível na íntegra no link a seguir:

Fonte: Profª Alda Ernestina – Núcleo de Química