Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Idiomas Menu Tradutor Linguagens

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Estudantes conquistam Medalhas de Ouro, Bronze e Cristal na Olimpíada de História

  • Publicado: Quarta, 18 de Dezembro de 2024, 14h01
  • Última atualização em Sexta, 20 de Dezembro de 2024, 12h30

Na última sexta-feira, dia 13 de dezembro, foi divulgado o resultado da 4ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil “Aberta Para Todos” (ONHB-A), competição organizada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As equipes formadas por estudantes do IFMG – Campus Bambuí se destacaram na competição conquistando 1 Medalha de Ouro, 2 Medalhas de Bronze e 2 Medalhas de Cristal (“Honra ao Mérito”).

O desempenho dos estudantes do nosso campus na Olimpíada foi celebrado pelo Professor Dr. Rodrigo Francisco Dias, orientador das equipes: “Foi um excelente resultado, sobretudo se levarmos em conta que os estudantes tiveram que conciliar a participação na ONHB-A com o final do ano letivo no campus, época em que eles já possuem uma série de atividades avaliativas para fazer em seus respectivos cursos”.

A versão “Aberta Para Todos” da Olimpíada de História é uma versão especial da competição que começou a ser realizada em 2021 como uma forma de incentivar a participação de mais pessoas na Olimpíada. Segundo o Professor Rodrigo, “A versão ‘regular’ da Olimpíada de História foi realizada pela primeira vez em 2009. Geralmente, a ONHB ocorre no primeiro semestre, com a Final Presencial ocorrendo no mês de agosto. Na edição ‘regular’ da competição participam somente equipes formadas por estudantes do 8° e 9° Anos do Ensino Fundamental e de todos os anos do Ensino Médio. Já a versão ‘Aberta Para Todos’ é, literalmente, aberta a todo o público geral, e não apenas aos estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Ao contrário da versão ‘regular’, a ONHB-A – que ocorreu pela primeira vez em 2021 – geralmente acontece no segundo semestre de cada ano”.

O Professor ainda explica que a versão “Aberta Para Todos” da Olimpíada de História é uma competição “mais curta” quando comparada a versão “regular” da Olimpíada. Se a versão “regular” da Olimpíada de História tem seis fases online e uma Final Presencial, a versão “Aberta Para Todos” da Olimpíada tem apenas quatro fases online. Além disso, na versão “Aberta Para Todos” da Olimpíada de História, o número de questões e tarefas a cada fase é menor do que na versão “regular” da competição, embora o formato das questões/tarefas e o nível de dificuldade delas seja o mesmo que o das questões/tarefas da versão “regular” da Olimpíada.

“Assim como na versão ‘regular’ da Olimpíada, milhares de pessoas se inscrevem para participar da ONHB-A todos os anos, de modo que a disputa é bastante acirrada. Ter equipes entre as melhores do Brasil na competição é motivo de muito orgulho para nós e mostra a qualidade do trabalho que desenvolvemos em nosso campus”, afirma o Professor Rodrigo.

As equipes do Campus Bambuí premiadas na Olimpíada de História são:

1

 

 

Equipe “Os Anfitriões do Saber” – Medalha de Ouro – Estudantes: Bárbara Silva, Geovana Pereira, Maria Luiza Leite e Vitor Rodrigues, todos da turma de 3° Ano do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio;

2

 

 

Equipe “As Guardiãs da Memória” – Medalha de Bronze – Estudantes: Fernanda Lasmar, Íris Costa e Priscila Menezes, todas da turma de 3° Ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio;

3

 

 

Equipe “Tríade do Passado” – Medalha de Bronze – Estudantes: Brenda Silveira, Isabela Torquato e Maria Clara Torres, todas da turma de 3° Ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio;

4

 

 

Equipe “Labirintos do Passado” – Medalha de Cristal – Estudantes: Ana Carolina Duarte, Helena Souza e Laura Pereira, todas da turma de 3° Ano do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio;

5

 

 

Equipe “Revolução Vitoriosa” – Medalha de Cristal – Estudantes: Ana Flávia Carvalho, Gabriel Faria e Isadora Garcia, todos da turma de 3° Ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio (turma “A”).

 

  

O IFMG – Campus Bambuí parabeniza o Professor Rodrigo e os seus estudantes pela importante conquista!

 

Fonte: Prof. Rodrigo Francisco Dias

Compartilhe:
Fim do conteúdo da página