Nova espécie de libélula é descoberta em projeto de parceria IFMG – Campus Bambuí e IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes
Um projeto de levantamento da diversidade de insetos e aracnídeos no Parque Nacional Grande Sertão Veredas levou a descoberta de uma nova espécie de libélula. O projeto é uma parceria entre o IFMG – Campus Bambuí, em nome do Prof. Gabriel C. Jacques, e o IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, em nome do Prof. Marcos M. Souza.
A nova espécie foi coletada em dezembro de 2022, nos charcos do Parque. Trata-se de um inseto do gênero “Minagrion”, nome dado em homenagem ao Estado de Minas Gerais.
No mundo, existem apenas 5 espécies deste gênero. A espécie foi identificada pelo Prof. Diogo Silva Vilela, também do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes.
O Parque Nacional “Grande Sertão Veredas” é considerado uma das principais Unidades de Conservação do cerrado brasileiro e localiza-se na divisa de Minas Gerais e Bahia. Por isso, o nome da nova espécie de libélula foi batizada de “Minagrion veredae”, uma homenagem ao local, e também ao escritor Guimarães Rosa, autor do livro “Grande Sertão: Veredas”, que inspirou o nome do parque.
O Prof. Gabriel explica a importância de trabalhos de levantamento da biodiversidade: “Pesquisas com foco em conhecer a biodiversidade local, principalmente em Unidades de Conservação, são importantes para conhecermos a distribuição dessas espécies e definirmos estratégias de conservação das mesmas. Muitas espécies estão entrando em extinção, antes mesmo de conhecê-las”.
Minagrion veredae, nova espécie de Libélula
Veredas do Parque Nacional Grande Sertão Veredas, local da coleta da nova espécie
Fonte: Prof. Gabriel C. Jacques
Redes Sociais