Professor e egresso do curso de Física publicam artigo em revista internacional

• Publicado: Terça, 14 de Novembro de 2023, 12h09
  • Última atualização em Terça, 14 de Novembro de 2023, 12h10

O professor Samuel de Oliveira, do Núcleo de Física, e o egresso Rubens Henrique Marques de Morais, atualmente cursando o Doutorado, conquistaram reconhecimento internacional ao co-publicarem um artigo científico na prestigiada revista "Journal of Magnetism and Magnetic Materials". A colaboração envolveu pesquisadores da UFSJ e da Maynooth University da Irlanda, focando na exploração do efeito magnetocalórico em modelos de spins. Este estudo, recém-divulgado, não apenas representa uma contribuição significativa para o campo da Física, mas também serve como uma fonte inspiradora para os estudantes, fomentando o interesse e a participação na prática científica, ao mesmo tempo em que destaca a sólida estrutura pedagógica e científica do campus.

O artigo, que desbrava uma temática complexa ao investigar o efeito magnetocalórico em modelos de spins, oferece uma contribuição inestimável para o avanço e compreensão dessa área da física. O sucesso da pesquisa não só ressalta a competência excepcional dos profissionais ligados ao IFMG - Campus Bambuí, mas também coloca a instituição no cenário de excelência e inovação.

O professor Samuel de Oliveira, ao comentar sobre a importância do estudo, ressaltou a participação fundamental do egresso, destacando a qualidade da formação oferecida pelo campus. Este testemunho é um claro exemplo da dedicação incansável à pesquisa e ao ensino, servindo de inspiração para os estudantes que aspiram seguir carreiras científicas.

Essa publicação transcende a categoria de um simples artigo científico, representando um convite para que novos estudantes e pesquisadores se juntem ao fascinante mundo da ciência no IFMG - Campus Bambuí, onde a excelência acadêmica e a inovação caminham lado a lado.

O acesso ao artigo é gratuito, mas por tempo limitado. Para explorar as descobertas revolucionárias, o link de acesso está disponível em: https://authors.elsevier.com/a/1i2uG15KgbO1Hc

Fonte: Samuel de Oliveira