Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Idiomas Menu Tradutor Linguagens

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Servidor do Campus Bambuí Publica Artigo sobre Inclusão de Alunos com TEA e Lança Portal de Planejamento Estratégico

  • Publicado: Terça, 03 de Setembro de 2024, 06h29
  • Última atualização em Quarta, 04 de Setembro de 2024, 14h42

Capa interfacesO servidor Silas Antônio Cereda da Silva, recém-formado como Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), publicou um artigo intitulado “O Transtorno do Espectro Autista, Neurociência e Educação” como capítulo do livro “Interfaces entre Saúde e Educação: Saberes, Práticas e Olhares Interdisciplinares – Vol. 3”. O trabalho, desenvolvido sob a orientação do professor Dr. Vandeir Robson da Silva Matias, também do CEFET-MG, aborda a importância da interseção entre neurociência e práticas educacionais inclusivas para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O artigo foi publicado pela Editora Bagai e está disponível para consulta neste link(https://drive.google.com/file/d/1bMPK6bePDNzw8WHsHmkyJC3naC9CB51C/view) (ISBN eletrônico: 978-65-5368-375-4; ISBN impresso: 978-65-5368-381-5). A publicação se destina a pesquisadores, educadores e profissionais de saúde interessados em práticas interdisciplinares que promovem a inclusão de alunos com TEA no sistema educacional.

Além do artigo, a pesquisa de Silas resultou na criação do portal InTEgrA, uma plataforma digital voltada para o planejamento estratégico do Campus Bambuí com foco na inclusão de estudantes com TEA. O portal, disponível no endereço projetos.bambui.ifmg.edu.br/integra, foi desenvolvido para tornar o campus um ambiente “inteligente”, onde a tecnologia e estratégias inclusivas são utilizadas para garantir a igualdade de oportunidades e um ambiente acolhedor para todos os alunos.

Integra siteA proposta do portal InTEgrA, que se baseia em uma análise SWOT, é proporcionar à comunidade acadêmica, tanto interna quanto externa, uma visão clara do planejamento estratégico do campus, permitindo que todos acompanhem e contribuam ativamente com sugestões. O objetivo é não apenas fornecer informações para a gestão, mas também promover uma cultura de colaboração e inclusão, reforçando o compromisso do IFMG – Campus Bambuí com a melhoria contínua do ambiente educacional para alunos com TEA.

O trabalho de Silas e do professor Dr. Vandeir Matias destaca a importância de preparar as instituições de ensino para receber adequadamente alunos com TEA. Este esforço contribui para a construção de um campus inclusivo e alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, beneficiando toda a comunidade acadêmica ao promover a igualdade de acesso à educação e o aprimoramento da qualidade de vida dos estudantes.

A dissertação completa de Silas, que inclui detalhes sobre o desenvolvimento do portal e as estratégias propostas para a inclusão de alunos com TEA, pode ser acessada aqui (https://sig.cefetmg.br/sigaa/verArquivo?idArquivo=5233545&key=0edadf93df4bbb2b5d88a28455f51756).

 

Fonte: Silas Antônio Cereda da Silva

Compartilhe:
registrado em:
Fim do conteúdo da página