Servidor do Campus Bambuí Publica Artigo sobre Inclusão de Alunos com TEA e Lança Portal de Planejamento Estratégico

• Publicado: Terça, 03 de Setembro de 2024, 06h29
  • Última atualização em Quarta, 04 de Setembro de 2024, 14h42

Capa interfacesO servidor Silas Antônio Cereda da Silva, recém-formado como Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), publicou um artigo intitulado “O Transtorno do Espectro Autista, Neurociência e Educação” como capítulo do livro “Interfaces entre Saúde e Educação: Saberes, Práticas e Olhares Interdisciplinares – Vol. 3”. O trabalho, desenvolvido sob a orientação do professor Dr. Vandeir Robson da Silva Matias, também do CEFET-MG, aborda a importância da interseção entre neurociência e práticas educacionais inclusivas para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O artigo foi publicado pela Editora Bagai e está disponível para consulta neste link(https://drive.google.com/file/d/1bMPK6bePDNzw8WHsHmkyJC3naC9CB51C/view) (ISBN eletrônico: 978-65-5368-375-4; ISBN impresso: 978-65-5368-381-5). A publicação se destina a pesquisadores, educadores e profissionais de saúde interessados em práticas interdisciplinares que promovem a inclusão de alunos com TEA no sistema educacional.

Além do artigo, a pesquisa de Silas resultou na criação do portal InTEgrA, uma plataforma digital voltada para o planejamento estratégico do Campus Bambuí com foco na inclusão de estudantes com TEA. O portal, disponível no endereço projetos.bambui.ifmg.edu.br/integra, foi desenvolvido para tornar o campus um ambiente “inteligente”, onde a tecnologia e estratégias inclusivas são utilizadas para garantir a igualdade de oportunidades e um ambiente acolhedor para todos os alunos.

Integra siteA proposta do portal InTEgrA, que se baseia em uma análise SWOT, é proporcionar à comunidade acadêmica, tanto interna quanto externa, uma visão clara do planejamento estratégico do campus, permitindo que todos acompanhem e contribuam ativamente com sugestões. O objetivo é não apenas fornecer informações para a gestão, mas também promover uma cultura de colaboração e inclusão, reforçando o compromisso do IFMG – Campus Bambuí com a melhoria contínua do ambiente educacional para alunos com TEA.

O trabalho de Silas e do professor Dr. Vandeir Matias destaca a importância de preparar as instituições de ensino para receber adequadamente alunos com TEA. Este esforço contribui para a construção de um campus inclusivo e alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, beneficiando toda a comunidade acadêmica ao promover a igualdade de acesso à educação e o aprimoramento da qualidade de vida dos estudantes.

A dissertação completa de Silas, que inclui detalhes sobre o desenvolvimento do portal e as estratégias propostas para a inclusão de alunos com TEA, pode ser acessada aqui (https://sig.cefetmg.br/sigaa/verArquivo?idArquivo=5233545&key=0edadf93df4bbb2b5d88a28455f51756).

Fonte: Silas Antônio Cereda da Silva